
A romanceira dona Militana tem a saúde debilitada e foi internada no Hospital do Coração com hipertensão e com grave problema respiratório. Dona Militana recebe todas as atenções necessárias da equipe médica e passa bem.
Ao ter conhecimento da situação de dona Militana, a atual administração municipal determinou que uma equipe acompanhasse de perto a situação da romanceira. "Dona Militana é um dos maiores patrimônios da nossa cidade. Vamos dar a dignidade e o respeito que ela merece", afirmou o prefeito Jaime Calado.
O prefeito ainda enviou à Câmara Municipal um projeto de lei criando uma pensão vitalícia para dona Militana de R$ 1.500,00 dando a ela independência financeira para evitar mais constrangimentos. "É o mínimo que nossa cidade pode fazer por ela", disse.
Uma vida de romances
De acordo com o folclorista Deífilo Gurgel, dona Militana é a figura mais importante do romanceiro popular brasileiro. Sua memória, embora ela tenha 84 anos, ainda guarda um considerável acervo, o que faz dela uma enciclopédia viva da cultura popular potiguar.
Em 2005, dona Militana foi condecorada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma das mais importantes romanceiras do Brasil, sendo considerada a principal guardiã do romanceiro medieval nordestino.
Dona de uma memória privilegiada, capaz de recitar longos enredos do romanceiro nordestino ouvidos na infância, Militana Salustino do Nascimento nasceu em 1925, em Santo Antônio dos Barreiros, município de São Gonçalo do Amarante.
De origem humilde, negra, sem escolaridade, aprendeu a cantar romances ibéricos e nacionais com o seu pai, Atanásio Salustino do Nascimento, quando trabalhava na roça.
Militana canta seus romanceiros numa cadência que lembra o cantochão, com ritmo baseado na acentuação e nas divisões do fraseado. Na maioria das vezes, as narrativas cantadas são histórias trágicas, como a do "Conde de Amarante", em que a esposa chora a ausência do marido, enquanto dá ao filho o leite da amargura e se despede da vida.
Obras
Estreou O Romanceiro,no Teatro da Cultura Popular, ao lado da Fundação José Augusto. O espetáculo de teatro, música e dança é baseado nos antigos romances e canções cantadas por Dona Militana, que estará presente à noite de estréia. A entrada é franca.
O Romanceiro tem a direção geral de Véscio Lisboa - diretor do Auto de Natal de 2007, iluminação de Castelo Casado, trilha sonora e direção musical Elnatan de Souza e coreografia de Ronaldo Damas. O espetáculo foi concebido e montado pelo Centro AMA-GOA de Cultura e Meio Ambiente e o Rancho – Centro Petrobras de Desenvolvimento Sustentável, com o patrocínio da Petrobras.
Fonte:http://www2.uol.com.br/omossoroense/280309/conteudo/universo_dia.htm
http://www.nominuto.com/vida/teatro/petrobras-apresenta-espetaculo-baseado-na-obra-de-dona-militana/26920/
Nenhum comentário:
Postar um comentário